EM GRAVAÇÃO
"Raia e Picota duas vidas cruzadas"
A história real de: José Ferreira/Joaquim Pacheco
JOSÉ FERREIRA
Raia e Picota nasceram nos anos vinte de mil e novecentos.
O Zé conhecido por Raia ou Beleza aproximadamente oito anos mais velho que Picota, tinha por nome de baptismo, José Ferreira da Silva, era o mais velho de três irmãos e enlouqueceu por volta dos vinte anos por um amor não correspondido de Maria.
Foi então que a partir dai nessa década todas as mulheres na freguesia se chamaram Marias e todos os Homens Quins “ namorado de Maria”.
A sua Loucura nunca ficou provada, o seu grau de inteligência sempre duvidoso, levou a vários pensamentos sobre que o seu estado de autista seria uma forma de encapotar a realidade.
Carregado de pulgas e sarro, a todos recomendava desinfecção, sendo assim caracterizado usava de Verão calçado e agasalho e de Inverno, manga curta e descalço.
Faleceu no hospital de Paredes, depois de ser atropelado em Bitarães e abandonado, devido a falta de cuidados médicos, dado que o seu estado sanitário e higiénico era segundo os terapeutas deplorável.
Várias foram as vezes em que o Raia se cruzou com Picota de nome verdadeiro Joaquim Pacheco e apesar de figura típica do “Tojinho” rua de Novelas, este também sempre andou descalço sendo o mais novo de uma família de cinco irmãos.
Solteirão por devoção, “embora conste que tivesse uma filha e dois netos” cortava e carregava o mato sempre descalço, foi jornaleiro inicialmente na Folha e terminou a sua vida a tempo inteiro na casa das Melas.
É de salientar que estas duas figuras marcaram Novelas e deixam um registo de que a loucura ou a pseudo loucura do Zé nunca foi compatível com a força do Quim, por isso várias vezes se trocaram de mimos.
Novelas - Fernando Leal.
JOAQUIM PACHECO
Mais conhecido por Picota esta figura marcou também os Novelenses.
Era um homem de grande compleição física, por todos era temido, sendo várias vezes chamado para ajustar contas noutras aldeias, por cargas de porrada sofridas pelos seu companheiros.
A sua residência era uma dependência que se assemelhava a um beiral, embora com as condições mínimas de vivência.
Faleceu na casa das Melas em Novelas em 25 de Maio de 2005 de morte súbita.
Novelas - Fernando Leal
A ESTREIA
O Novelartecine, Organização de Apoio aos Jovens na Ocupação de Tempos Livres de Novelas – Penafiel, apresenta no próximo dia 29 de Junho, pelas 15.00h, no salão polivalente da Junta de Freguesia de Novelas, uma longa-metragem original, intitulada “José Raia/ Joaquim Picota vidas cruzadas”, que retrata 56 anos de vida de duas figuras típicas da terra.
A entrada é gratuita.
Novelas
Reinaldo Meireles
Sem comentários:
Enviar um comentário
ENCOMENDA de DVD GRATUITA
Envie em baixo o comentário a solicitar o pedido de DVD gratuito.