Arte Festival - é uma semana cultural que o Novelartecine “ Organização de Apoio aos Jovens de Novelas - Penafiel”, levou a efeito entre 08 a 16 de Agosto de 2008, no Mosteiro de Travanca local onde esteve patente a vida e obra do artista em filme “ Museu Acácio Lino”
Nesta Semana cultural estiveram presentes dois talentos, Álvaro Costa e Sofia Guimarães pintores conhecidos de Macieira da Lixa, que foram acompanhados com a exposição permanente de fotografia do Estúdio foto Celeste.
Sílvia Pereira, Maria de Lurdes dos Anjos Fernando Leal e Miguel Meireles preencheram uma noite de poesia. Entre outras a destacar variedades musicais com presença de José Silva, Ramalho e Jarmúsica que demarcaram esta semana Cultural.
A Semana Cultural encerrou com o lançamento do livro “ Quando a fé move montanhas”.
O mosteiro beneditino de São Salvador de Travanca constitui a "mais notável igreja românica" da área de Amarante, tendo sido fundado em meados do século XII. Este cenóbio é um dos mais antigos templos da bacia do Sousa, sendo de destacar o facto de o estabelecimento desta comunidade ser anterior ao grande surto de crescimento económico e populacional de toda aquela região.
Aqui aceitando o convite o senhor presidente da Junta de Freguesia o Novelartecine apresentou mais uma semana cultural tendo em vista dar a conhecer o Mosteiro e sensibilizar a população para temáticas preocupantes como a pobreza e a degradação do planeta, aqui mesmo durante uma semana se expuseram trabalhos de Álvaro Costa Sofia Guimarães estúdio foto Celeste e Sílvia Pereira. Também se apresentaram noites de música e poesia contando com presenças de Maria de Lourdes, José Silva, Ramalho e Daniel, Jarmúsica o grupo Martinhos Band entre outros. O Novelartecine fez a abertura com a apresentação da semana cultural e a todos foram oferecidos pela junta de Freguesia um placa de gratidão para todos os presentes.
È de realçar que este Mosteiro de Travanca é uma portentosa edificação reminiscente da Idade Média, cuja robustez granítica marca as terras férteis do flanco ocidental do concelho de Amarante.
A situação particular do estado da Igreja do Divino Salvador de Travanca é merecedora de uma menção muito especial, não só porque está em risco a integridade do imóvel e do valor do monumento, como constitui também uma ameaça efectiva à segurança física de quem utiliza o espaço de culto.
Martinhos band estiveram no seu melhor com a apresentação num dia cheio de alegria com serviço de bar permanente.
As Noites de Musica, também passaram por Jarmúsica José Ramalho e José silva e fizeram encantar quem assistiu.
Maria de Lourdes foi a realçar com a sua poesia dedicada aos mais novos e foram vários os participantes entre eles Fernando Leal, Miguel Meireles, Sílvia Pereira entre outros.
Foi uma semana maravilhosa onde a presença do Arquitecto Brochado fez referências e lançou desafios a novas iniciativas no sentido de dar a conhecer melhor a freguesia.
Ficamos a gostar apesar de sentirmos de que terá que existir uma intervenção urgente por parte da C.M. Amarante porque apesar de o Mosteiro de Travanca deter o estatuto de Monumento Nacional, sendo referenciado como um dos melhores exemplares da arquitectura românica no país, o conjunto dos imóveis classificados que o integram – à excepção da Torre fortificada – assim como o espaço público envolvente encontram-se globalmente em mau estado de conservação
O Mosteiro de Travanca, pela classe de património que constitui e pelo estado degradado em que se encontra, é um péssimo exemplo para Amarante e para o país, dando conta de como um monumento nacional pode passar à margem da Lei e dos poderes que o tutelam, bem fora do âmbito das preocupações das entidades públicas que sobre ele têm competência e o dever de agir em tempo próprio.